sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Medalha Tiradentes

Photobucket

Gostaria de dividir com todos a minha alegria por ter sido indicada para receber a Medalha Tiradentes do Estado do RJ. Ela é dada para pessoas que durante sua vida contribuiram com o Brasil, seu povo e especialmente com o Estado do Rio de Janeiro. Será uma honra para mim receber esta medalha após tantos anos vivendo no Rio, um estado que acolheu a mim e ao velho no nosso retorno ao Brasil após a anistia.


Meu nome foi sugerido pelo Deputado Estadual Nelson Gonçalves e a entrega será no dia 11 de novembro, às 18:30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Av. Primeiro de Março s/n°, Praça XV.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Recebemos os documentos

Photobucket


No último dia 8 estivemos em Brasília, no Palácio Itamaraty, eu, meus filhos João, Ermelinda e esposo José, Luiz Carlos, Zoia e esposo Otávio, Yuri e as netas Ana Maria, Andreia, Dianne e Catherine, além da bisneta Helena, para participar do ato oficial em que o Governo da Federação Russa entregou ao Brasil uma série de documentos e manuscritos de Prestes.

Foi uma atividade muito simples e bonita. Certamente todos os interessados, historiadores, pesquisadores vão poder conhecer a riqueza deste material ao consultar o acervo do Arquivo Público Nacional. O diretor do arquivo, o Sr. Jaime Antunes esteve no momento da entrega, nos mostrou algumas cópias dos manuscritos e foi muito prestativo com a família e imprensa lá presente.

Entre os poucos documentos expostos após a solenidade pude ver uma comunicação do Velho para um congresso de trabalhadores em Montevideo, escrito em espanhol, algumas anotações sobre a A.N.L. Segue abaixo um vídeo com toda a solenidade.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mensagem de dirigente nacional do PDT

Dona Maria,

Desejo me solidarizar com a senhora e com a sua família sobre a decisão de ceder ao Arquivo Nacional os novos documentos do líder Luís Carlos Prestes.

Esta decisão contribui para a construção do patrimônio da História do Brasil.

O povo brasileiro reconhece esta verdade e este valor social e político.

Os trabalhistas e a corrente política em que milito também lhe prestam todo apoio e respeito neste momento.

E devemos sempre registrar a admiração e o reconhecimento por toda a sua coerência e a sua dedicação à memória do grande líder comunista.

Aproveito também para pessoalmente lhe agradecer.


Gustavo Brandão Monteiro.
Membro do Diretório Nacional do PDT.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mensagem do Deputado Aldo Rebelo

Prezada Maria Prestes,
Considero a entrega de documentos pertencentes ao líder Luiz Carlos Prestes e em poder do Governo Russo um gesto de respeito ao Brasil e ao povo brasileiro. creio que Dona Maria Prestes, viúva do grande brasileiro está com toda razão ao defender a ida dos documentos para o Arquivo Público Nacional. A mesma razão cabe aos filhos, filhas e netos que apoiam a decisão de Dona Maria Prestes.
É verdade que outras instituições, inclusive o Instituto Luiz Carlos Prestes, presidido por Anita Leocádia Prestes poderiam reivindicar e acolher o acervo, mas nenhuma com a legitimidade que supere o Arquivo Público Nacional.
Atenciosamente,
Aldo Rebelo

Saiu na Folha hoje

Rússia entrega ao Brasil dossiê sobre Prestes
Arquivo Nacional receberá cópias de manuscritos, de artigos de jornais soviéticos e de fotografias do comunista
Filha de Prestes com Olga Benário, Anita Leocádia queria que documentos fossem para órgão presidido por ela
GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

O governo russo vai entregar amanhã ao Brasil um conjunto de documentos inéditos sobre o líder comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes (1898-1990).
São cópias de manuscritos de Prestes, de artigos de jornais soviéticos e de fotografias que serão encaminhadas ao Arquivo Nacional.
A maior parte deles é do período entre 1931 e 1934, quando Prestes viveu exilado na então União Soviética de Josef Stálin (1878-1953).
O teor dos arquivos não foi detalhado pelas autoridades russas. A liberação do material foi decidida durante uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dmitri Medvedev.
A Folha apurou que Lula interveio pessoalmente no caso quando esteve em Moscou, em maio passado. Luiz Carlos Prestes Filho, um dos filhos do líder comunista, acompanhou o presidente em Moscou. Medvedev prometeu liberar o material, que integra o acervo do Arquivo Nacional Social e Político, sediado na capital russa.
Na sexta, o número 2 da diplomacia da Rússia, Andrey Denisov, vai entregar os documentos ao diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, em cerimônia no Itamaraty.

DISPUTA FAMILIAR
A destinação das cópias foi decidida somente ontem. O embaixador Serguey Pogóssovitch Akopov foi pressionado pelos herdeiros de Prestes, que travam disputa pelo destino dos documentos.
A viúva Maria do Carmo Ribeiro Prestes, com quem o líder comunista teve nove filhos, apelou para os arquivos serem encaminhados a uma instituição pública.
"Para que seja salvaguardado para o futuro, o melhor é abrigar no Arquivo Público Nacional, uma instituição do Estado brasileiro, e não uma instituição x ou y", disse a cientista política Ana Maria Prestes Rabelo, 32, neta de Prestes.
Já a historiadora Anita Leocádia Prestes, 73, filha do comunista com a alemã Olga Benário (1908-1942), reivindicou a entrega dos documentos ao Instituto Luiz Carlos Prestes, que ela preside.
Anita Leocádia é autora do livro "A Coluna Prestes" (Paz e Terra), sobre a marcha liderada por ele entre 1925 e 1927.
Em carta dirigida a Akopov em setembro, ela protestou em tom duro por não ter sido comunicada da entrega dos documentos e pediu que eles fossem encaminhados ao acervo do instituto.
"Não só sou filha de Luiz Carlos Prestes com Olga Benário Prestes como autora do único trabalho de pesquisa existente de caráter acadêmico sobre a Coluna Prestes [...] Sinto-me, portanto, no direito de reivindicar a documentação", diz ela, em trechos da carta.

ABRIGO DE STÁLIN
Após a Coluna, o então capitão Prestes, expoente do movimento tenentista, exilou-se na Bolívia. Pouco antes da Revolução de 30, voltou a Porto Alegre e recusou apoio a Getúlio Vargas no golpe que o levaria ao poder.
Viveu exilado na URSS na primeira metade da década de 1930. Retornou ao Brasil como enviado do Komintern (organização dos partidos comunistas) para articular a ANL (Aliança Nacional Libertadora) e lideraria o fracassado levante que se tornaria conhecido como Intentona Comunista (1935).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entrega dos documentos

Está confirmado. No dia 8 de outubro a Embaixada da Rússia no Brasil fará a entrega dos documentos do velho ao governo brasileiro. Vai ser no Itamaraty e eu viajo do Rio com a minha neta Andreia. Lá encontrarei outros filhos, netos, bisnetos que também vão acompanhar com alegria este momento histórico. Obrigada a todos que tem apoiado nossa iniciativa de levar os documentos para o Arquivo Público Nacional.