quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De volta a Moscou

No último mês de julho estive em Moscou, terra que me acolheu e onde fui muito feliz com o Velho, filhos e netos.


Photobucket

Obrigada Sérgio pelas belas palavras

D. MARIA,

Parabéns pela ida à Rússia. Pensei que havia ido apenas para conhecer o netinho, o que, alias, bastaria. Mas solicitar aos russos os manuscritos do grande marido que a senhora teve, foi demais da conta! Agora teremos todos os brasileiros o direito de colher os melhores ensinamentos junto ao Arquivo Nacional.
Para a senhora um grande beijo, do tamanho da Coluna. Quem me dera fosse tão grandioso quanto a audácia e a ousadia alcançadas por Luiz Carlos Prestes, mas ele e ela, sua glória, são inalcançáveis, não é mesmo! A não ser para D. Maria do Carmo Ribeiro! 

Sérgio Cidade de Rezende (economista)
Assessor
Assessoria para Desenvolvimento da Indústria Cultural do Rio de Janeiro

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Olha a cabeleira do Zezé

A minha bisneta Helena adora cantar Olha a Cabeleira do Zezé, será que ele é, será que ele é... 
 
Vejam que bonita mensagem eu recebi do seu autor 
 
Dona Maria!
 
Muito oportuna a sua decisão de doar os documentos de Luiz Carlos Prestes, que estavam na Rússia, para o Arquivo Nacional.

São importantes registros da História do Brasil e vão revelar aspéctos da nossa luta, da luta que acompanhamos e participamos.
 
Parabéns querida Dona Maria, pessoa por quem tenho especial carinho.
 
João Roberto Kelly
Compositor
(autor das marchinhas de carnaval "Cabeleira do Zezé", "Mulata Bossa Nova", entre tantas outras)

Bela mensagem da juventude do PMDB

É com grande alegria que nós da Juventude do PMDB recebemos a notícia de que os manuscritos de Luiz Carlos Prestes, chegam ao Brasil, bem como foram liberados pelo Governo Russo.
Mas além disso o pedido da nação brasileira, e de sua juventude é que os mesmos sejam destinados ao Arquivo Nacional, com a intenção de que toda a Juventude brasileira, sonhadora e com seus ideais, possam ter acesso à história de um grande nome brasileiro.

Assim despertando ainda o que há de mais bonito neste país: A vontade de um Brasil melhor através da história de seus militantes políticos. Bom seria se pudéssemos ao mesmo tempo disponibilizar aquivos secretos da Ditadura Militar, que por muitos é escondido. E o Governo Russo vem com esta atitude dar o exemplo tornando público uma parte da construção da democracia neste país.

A juventude brasileira e a Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB), se solidariza com o pedido da Sra. esposa do Sr. Luiz Carlos Prestes (in memoriam), Maria do Carmo Prestes, para que esta lacuna da história de um militante Brasileiro seja preenchida e que esteja ao alcance de toda a juventude que ainda mantém seus ideais.

Bruno Pessuti
Direção Nacional da Juventude do PMDB

José Mello
Presidente Estadual da JMPDB PR

Marc Emanuel Sousa
Direção Nacional da Juventude do PMDB

Kauana Velloso de Souza
Direção Nacional da Juventude do PMDB

Curitiba, 29 de Outubro de 2010.

Mensagem do Professor Juarez Guimarães

Cara Maria Prestes
 
sobretudo o nome de Luís Carlos Prestes pertence à história do Brasil, à memória da luta dos oprimidos e é um patrimônio de nossa cultura pública.
 
Por esse entendimento, apoio integral e enfaticamente a ida dos documentos para o Arquivo Público Nacional.
 
Juarez Guimarães
 
Professor de Ciência Política
 
Coordenação do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros- UFMG

Obrigada às deputadas do PCdoB Manuela Davila e Jô Moraes

Prezado Sr. Serguey P. Akopov

Receba meus cumprimentos. Muito me alegrei ao saber da decisão do governo da Federação Russa de tornar disponíveis para o povo brasileiro os manuscritos pertencentes a Luiz Carlos Prestes e que se encontram arquivados em Moscou. Certamente o povo gaúcho e todo os brasileiros desvendarão um pedacinho a mais de sua história através destes documentos. Louvo também a iniciativa da família, através de D. Maria Prestes, filhos e netos de enviarem os documentos para o Arquivo Público Nacional, onde estarão disponíveis para todos os interessados.

Cordialmente,

Manuela Davila
Deputada Federal PCdoB - RS 



.................................................................

Prezado Sr. Serguey P. Akopov

Embaixador da Federação da Rússia no Brasil
Receba meus cumprimentos pela decisão do presidente Medvedev de tornar disponíveis os documentos e manuscritos percencentes a Luiz Carlos Prestes e que se encontram depositados nos arquivos da Federação Russa. Certamente tais documentos ajudarão a compor mais um pedaço da rica história do povo brasileiro e do Brasil.

Deixo também a minha mensagem de apoio à família Prestes, representada na família da Sra. Maria do Carmo Ribeiro, viúva de Prestes, que em conjunto com seus filhos e netos decidiu pela destinação dos documentos ao abrigo do Arquivo Público Nacional.

Atenciosamente,

Jô Moraes
Deputada Federal PCdoB - MG

Deu na rádio...

Ouçam pela Voz da Rússia:

No próximo dia 8 de outubro, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, devolverá à família do líder comunista Luis Carlos Prestes os seus manuscritos que estavam guardados em Moscou desde a década de 30. Foi a própria família de Prestes quem solicitou ao governo russo a devolução destes papéis.

link: http://tiny.cc/yjmv6

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Obrigada Plínio!

À
Dona Maria do Carmo Ribeiro Prestes e Filhos
 
 
Por intermédio de Mariana Ribeiro Prestes, expresso meus maiores louvores pela iniciativa de reivindicar a entrega dos documentos de Luiz Carlos Prestes, que estão em posse do querido povo russo, ao Arquivo Publico Nacional Brasileiro.
Para os brasileiros que conhecem a história do companheirismo da D.Maria do Carmo, muitos aceitariam que estes documentos se transformassem em um patrimônio familiar a ser preservado e cultuado pelos seus descendentes.
Somente a D.Maria do Carmo e seus filhos são capazes de superar o culto pessoal para expressar a importância histórica de Luiz Carlos Prestes para um povo que necessita de referências, construídas por pessoas que superaram seus interesses pessoais pelo ideal de incluir o nosso povo no universo da liberdade solidária que só a Classe Trabalhadora haverá de desenhar e consolidar seus caminhos.
Como brasileiro e pai agradeço o desprendimento da viuva D.Maria do Carmo Ribeiro Prestes e dos seus filhos Pedro Fernandes Prestes (filho), Paulo Ribeiro Prestes (filho), Antônio João Ribeiro Prestes (filho), Rosa Ribeiro Prestes (filha), Ermelinda Ribeiro Prestes (filha), Luiz Carlos Prestes Filho, Mariana Ribeiro Prestes (filha), Zoia Ribeiro Prestes (filha) e Yuri Ribeiro Prestes (filho), pelo legado que passa a ser de todos nós brasileiros.
 
Psic.Plínio Constancio Alvarenga Neto
Rg: 3.282.646

Da amiga Rosa

À Federação Russa no Brasil

Prezados Senhores,

Dirijo-me a Vossas Senhorias para solicitar o maior empenho no sentido de que sejam entregues à viúva de Luiz Carlos Prestes os manuscritos deste importante líder brasileiro, os quais serão encaminhados ao Arquivo Nacional, o espaço público por excelência destinado à consulta de historiadores, pesquisadores e do público em geral.  

Atenciosamente,

Rosa Maria Batista

Obrigada Lúcia

Senhor Embaixador,
 Soube pelos jornais que parte do  acervo do grande líder Luiz Carlos Prestes estaria sendo pleiteado por outra Instituição. Grande admiradora de  Maria Prestes e sua família, venho reiterar o pedido para que sejam entregues à viúva deste ilustre brasileiro os arquivos agora disponibilizados pela Rússia.
Importante ressaltar que tais documentos serão entregues pela família ao Arquivo Nacional, instância de referência  para consulta de todos os brasileiros interessados em tão importante página de nossa História .
Atenciosamente,
Lúcia Maria Paraguassu Abrantes

Mais um apoio importante

Vejam abaixo mais um apoio importante. A mensagem é do produtor cultural Carlos Saboia Monte, pai da admirável cantora Marisa Monte.

SENHOR EMBAIXADOR,

Por vosso intermédio, venho congratular-me com o GOVERNO e
com o POVO da FEDERAÇÃO RUSSIA, pela decisão de
depositar em mãos brasileiras o arquivo do grande líder
democrático Luiz Carlos Prestes contendo registros
produzidos durante sua primeira passagem pela RUSSIA entre
1931 e 1935 e que abordam aspectos provavelmente inéditos
do movimento por ele liderado e que passou à História
com o nome de Coluna Prestes.

A propósito, associando-me à generosa atitude de D.
Maria Prestes de sugerir que o referido material passe a
integrar o corpo de documentos do Arquivo Nacional,acabo de
enviar ao jornal O GLOBO a seguinte mensagem:

" Na condição de assinante e leitor diário de O GLOBO
tomei conhecimento pela coluna de Ancelmo Gois da decisão
do governo russo de fazer entrega dos arquivos do líder
comunista Luiz Carlos Prestes à sua família.
Considerando a relevância histórica da Coluna Prestes e
a absoluta necessidade de que se preserve e se franquie
amplamente o referido arquivo para estudo daquele movimento,
considero fundamental que seja atendida a generosa
sugestão de D. Maria Prestes de que o mesmo seja
encaminhado ao Arquivo Nacional para permitir o acesso livre
do mesmo a todos os brasileiros."

Receba Senhor Embaixador os meus votos de estima e
consideração


    Carlos Saboia Monte
engenheiro e produtor cultural

Apoios recebidos

Vejam abaixo algumas mensagens de apoio à destinação dos documentos para o Arquivo Público Nacional
............................................................................

Ex. Senhor Embaixador Serguey Akopov:
Escrevo-lhe em completo apoio à solicitação da senhora Maria Prestes, para que os documentos de L.C. Prestes se destinem ao Arquivo Nacional da República Federativa do Brasil.
Atenciosamente,
Aloisio Sérgio Rocha Barroso,
médico, Mestre e doutorando em Economia Social e do Trabalho (Unicamp), diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Mauricio Grabois
.....................................................
Prezados Senhores
Venho manifestar minha opinião de que os documentos de Luiz Carlos Prestes devem compor o acervo do Arquivo Nacional.
Atenciosamente
Liège Rocha
..........................................................................
Ribeirão Grande-SP, 24 de setembro de 2010.

À Embaixada da Rússia no Brasil

Estimados Senhores,

                   Dirijo-me a esta Embaixada com o intuito de solicitar que os documentos de Luiz Carlos Prestes, inclusive manuscritos, que estavam em poder da KGB, que o governo russo decidiu devolver ao Brasil, atendendo ao pedido de Maria Prestes, sua esposa, sejam arquivados no Arquivo Nacional brasileiro, estando à disposição de historiadores e interessados na história do Brasil.

                  Agradeço a atenção dos senhores e me despeço contando com a deferência à minha solicitação.

                   Atenciosamente,
                                     

                                                        Maria Helena D’ Eugenio
                                                        Cidadã brasileira
                                                        Tradutora
                                                         RG. 5.896.040- SSP-SP
.............................................................................
Prezado Senhor Serguey P. Akopov
Embaixador da Federação da Rússia no Brasil
SES Av. das Nações
Quadra 801 Lote A
70476-900 Brasília - DF
Goiânia, 24 de setembro de 2010.
Venho por meio deste apoiar a decisão da família Prestes de que os documentos referentes à Luis Carlos Prestes, "O cavaleiro da esperança", sejam destinados ao Arquivo Nacional para que todos, brasileiros e brasileiras, tenham acesso a eles.
Sem mais para o momento, agradeço desde já sua atenção.
Cordialmente,
Flávia Dayana Almeida Noronha
Professora de Educação Física

..............................................
Prezado Senhor Serguey P. Akopov
Embaixador da Federação da Rússia no Brasil

É com muita alegria que soube, por meio de uma das netas de Luiz Carlos Prestes, Ana Maria Prestes, que o governo Russo destinará documentos importantes do Cavaleiro da Esperança ao governo do nosso país. Nós, que admiramos a luta desse homem, sua história e trajetória, e estudamos a sua contribuição para a formação da sociedade brasileira, entendemos que esses documentos devem estar disponíveis para estudo e ampla divulgação e solicitamos a sua atenção no sentido de encaminhá-los ao Arquivo Nacional, onde estará acessível a todo o povo brasileiro.
Parabenizo o governo Russo pela iniciativa!

Atenciosamente,

Profa. Eleonora Schettini M. Cunha
Departamento de Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
..............................................................

Saiu no Vermelho

Rússia entrega ao Brasil documentos de Luiz Carlos Prestes
 
Atendendo a um recente pedido feito por Maria do Carmo Ribeiro Preses, viúva de Luiz Carlos Prestes, o governo da Rússia irá entregar ao Brasil diversos documentos e manuscritos do líder comunista que estavam em poder da KGB. A solenidade de entrega acontecerá em Brasília no mês de outubro.

Segundo a cientista política e membro do Comitê Central do PCdoB, Ana Maria Prestes Rabelo – neta de Prestes – o destino dos documentos ainda não está definido. Ela explica que a maioria dos membros da família deseja que os manuscritos sejam encaminhados ao Arquivo Público Nacional – para que fiquem à disposição de todos os cidadãos brasileiros.

“Recebemos a notícia com muita alegria e queremos compartilhar essa conquista com todos os brasileiros. Esses documentos são muito importantes porque nos ajudam a decifrar a própria história do país” diz.

Ana afirma que a família não conhece com exatidão o conteúdo dos registros, mas acredita que eles tenham sido produzidos entre os anos de 1931 e 1934.

Da redação

Link: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=137826&id_secao=1

Saiu na ISTOÉ

24.set.2010

Revista Istoé Edição 2133

Coluna Brasil Confidencial

A Guerra de Anita
 
Viúva de Luiz Carlos Prestes, Maria Prestes desencantou de vez com Anita Leocádia, filha de Prestes com Olga Benário. Em viagem a Moscou, Maria conseguiu do governo russo a liberação de manuscritos de 1931 a 1934 para o Arquivo Nacional. Anita, porém, apareceu no meio do caminho e exigiu que os documentos lhe fossem entregues. Disse que só ela zela pela memória de Prestes.

Link: http://www.istoe.com.br/assuntos/brasil-confidencial/

Saiu no O Globo 2

Coluna do Ancelmo 22.09.2010

Arquivos da KGB
Anita Leocádia, filha de Prestes e Olga, ao saber, pela coluna, que o governo russo vai entregar manuscritos inéditos do pai, escreveu ontem ao embaixador daquele país pedindo que o material vá para o Instituto Luiz Carlos Prestes, que ela preside.
Professora de História da UFRJ, Anita tem pesquisado a Coluna Prestes, objeto de parte dos manuscritos.
Na verdade...
Os russos estão atendendo a um pedido de Maria, viúva do líder comunista, feito por intermédio de Lula.
A viúva quer que o material seja doado ao Arquivo Nacional, para pesquisa.
Segue...
Com o fim da União Soviética, muita coisa do arquivo da KGB trocou de mãos.
Um diplomata brasileiro tem um relatório original sobre as visitas de Prestes à embaixada soviética, às vésperas do Golpe de 1964.

Link: http://tiny.cc/40h73

Saiu no O Globo

Coluna do Ancelmo 21.09.2010

Arquivos da KGB
Numa cerimônia no Palácio do Planalto, dia 8 de outubro, o chanceler russo Serguei Lavrov vai fazer a entrega à família de Luiz Carlos Prestes de manuscritos inéditos do líder comunista.
São da época em que ele viveu na União Soviética, pela primeira vez, entre 1931 e 1934.
Coluna Prestes
Desse acervo, constam cadernos de anotações e comentários sobre a Coluna Prestes, uma guerra de guerrilha entre 1925 e 1927, escritos pelo próprio.
Na época, os rebeldes que combatiam a República Velha não tinham inspiração comunista. Prestes só entra no PCB pouco antes de viajar para a antiga URSS.
Para concluir
Este material está guardado faz 75 anos nos arquivos secretos da antiga KGB.
Link: http://tiny.cc/0sa9t

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Manuscritos Prestes

Prezado Senhor Serguey P. Akopov
Embaixador da Federação da Rússia no Brasil
SES Av. das Nações
Quadra 801 Lote A
70476-900 Brasília - DF

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2010.

Receba os mais sinceros cumprimentos.

Foi com alegria que a família Prestes recebeu a notícia da decisão do Presidente Dimiter Medvedev em enviar para o Brasil cópia dos documentos manuscritos de Luiz Carlos Prestes, depositado nos arquivos da Federação Russa. Hoje já somos 10 filhos, 25 netos e 8 bisnetos!

Como é de Vosso conhecimento, a nossa família considera a Rússia a sua segunda Pátria. Pois, foi esta terra que – em momentos difíceis – protegeu todos os seus membros.

A vida de Luiz Carlos Prestes foi marcada por profunda admiração pelo povo russo, sua capacidade de realização de façanhas no campo social, político, científico e cultural.

Estamos de acordo com o Presidente Lula em encaminhar todos os documentos que serão entregues a família, dia 8 de outubro, em Brasília, para o Arquivo Público Nacional. São documentos importantes para a História do Brasil. Documentos que poderão revelar novos aspectos da vida e da luta de um dos maiores vultos da História brasileira do século XX.

Decisão igual tomamos, quando doamos o acervo particular de Luiz Carlos Prestes para a Universidade de Campinas (Unicamp).

Nos últimos anos temos nos dedicados a realizar obras em homenagem ao Cavaleiro da Esperança. Construímos:

- Memorial Coluna Prestes Tocantins (na cidade de Palmas)
- Memorial Coluna Prestes Rio Grande do Sul (na cidade de Santo Ângelo)
- Memorial Coluna Prestes Paraná (na cidade de Santa Helena)- Memorial Coluna Prestes Ceará (na cidade de Crateús)

Denominamos estradas, avenidas e ruas com o nome de Prestes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Dezenas de escolas e creches também levam o seu nome.

Neste momento estamos nos preparando para a inauguração da Praça Luiz Carlos Prestes em Montevidéu, Capital do Uruguai. No local, próximo ao Palácio da Presidência da República, será erguido um monumento a Prestes de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.

Sendo assim, aceitamos o honroso convite do Senhor Embaixador para comparecer a Cerimônia oficial de entrega dos documentos de Luiz Carlos Prestes, guardados durante dezenas de anos nos arquivos da Federação Russa.

Desejamos que este momento fortaleça a amizade dos nossos povos.
Viva Rússia e Brasil!
Cordialmente,


Maria do Carmo Ribe iro Prestes (viúva de Luiz Carlos Prestes)

Representa os filhos:
Pedro Fernandes Prestes (filho)
Paulo Ribeiro Prestes (filho)
Antônio João Ribeiro Prestes (filho)
Rosa Ribeiro Prestes (filha)
Ermelinda Ribeiro Prestes (filha)
Luiz Carlos Prestes Filho
Mariana Ribeiro Prestes (filha)
Zoia Ribeiro Prestes (filha)
Yuri Ribeiro Prestes (filho)